Você que pratica este esporte, conhece de onde ele surgiu? Como nasceu o fisiculturismo? Conheça a história neste artigo
Por volta dos anos 20 e 30, começou-se a especular que o treinamento físico e a saúde estavam relacionados. Se por um lado, atletas como Louis Cyr apresentavam corpos “gordos”, porém fortes, por outros lado, atletas como Sigmund Klein buscavam um físico mais simétrico, definido e proporcional. E isso fazia com que a atenção para o corpo em si fosse ainda mais voltada. Todavia, o conhecimento dos culturistas da época ainda era pouco e eles estavam aprendendo muito consigo mesmo e, claro, com as gerações anteriores.
Foi em 1939, por intermédio da Amateur Athletic Union que foi criado o Mister América, em Chicago, onde competidores de diversas modalidades exibiam seus físicos. O vendedor tinha nome: Ronald Essmaker.
Em 1940 foi então produzido o primeiro campeonato de fisiculturismo, propriamente dito e, John Grimekfoi o vencedor exibindo um corpo muito melhor do que dos anos anteriores com tamanho, simetria e definição.
Nos anos seguintes em 40 e 50, surgiram novos nomes como Clarence Ross, Reg Park e Steve Reeves. E é incrível notar a evolução que ocorreu nesse espaço de tempo. As condições da combinação entre tamanho, volume, densidade e definição eram muito melhores. A região abdominal apresentava gomos maiores e definidos. As pernas eram mais densas e marcadas.
Nos anos 60, 70 e início de 80, procederam talvez o início da era dos melhores fisiculturistas do mundo. Na época, possuindo muito mais conhecimento, nomes como Larry Scott, Frank Zane e Arnold Schwarzenegger fizeram uma época de outro com físicos jamais vistos, descobertas jamais feitas e uma individualidade própria na maneira de treinar, comer, usar esteróides (o que infelizmente gerou alguns problemas para alguns deles) e descansar. Apesar de pra época, possuírem ótimo conhecimento, ainda aprendiam muito na prática e, claro com seus próprios corpos.
Aliás, estes eram corpos incríveis para o que se tinha na época. Conhecidos principalmente por suas proporções de cintura e troncos largos, marcaram presença apresentando o fisiculturismo para o mundo todo.
O final dos anos 80 e início dos anos 90 foi iniciado pela chamada era “freak” com nomes marcantes como do inglês Dorian Yates, do americano Ronnie Coleman e do alemão Nasser El Sonbaty. Físicos extraordinariamente grandes, densos e definidos. Talvez, exageradamente para muitos. O progresso no conhecimento de dietas, treinos e o estudo que se obtinham, eram fatores primordiais para tal “exagero”. Além disso, essa época ficou conhecida pelo uso e abuso de esteróides anabolizantes. Era visivelmente claro que o uso era tremendo. Mas logicamente, não era o fator mais importante. O Extremo era levado a tudo: alimentação, descanso, treinamento…
A era Freak foi evoluída nos anos 90 e anos 2000. Com estudos avançados e conclusões cientificamente melhores foi e é possível nos dias de hoje, ter-se tanta informação e cada vez mais gerar físicos completos e otimizados, “obedecendo” o padrão da época em que se vive…
Artigo escrito por Marcelo Sendon
Fonte:http://dicasdemusculacao.org/conheca-um-pouco-da-historia-do-fisiculturismo-pt2/#forward
Nenhum comentário:
Postar um comentário