Magazine Garanhunspe

Magazine Garanhunspe
Click e Confira!!
Todo conteúdo desde blogger é retirado da internet, respeitando suas fontes e seus autores.

terça-feira, 1 de março de 2016

ANATOMIA DA PERNA

anatomia-das-pernas

ANATOMIA DA PERNA

O membro inferior está dividido em coxa e perna. A coxa contém um osso, o fêmur, enquanto a perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O joelho é uma articulação em dobradiça formada pela junção entre o fêmur e a tíbia. Nessa articulação, ocorrem dois movimentos: flexão e extensão.
Durante a flexão do joelho, a perna se dobra na direção da parte posterior da coxa.
Durante a extensão do joelho, a perna afasta da coxa, ficando estendida. O quadril é uma articulação do tipo “bola e soquete” entre a extremidade superior do fêmur e o osso pélvico.
Na articulação do quadril, ocorrem seis movimentos principais: flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa.
Durante a flexão do quadril, a coxa se dobra na direção do abdome, enquanto durante a extensão do quadril, a coxa se movimenta para trás, na direção das nádegas.
As coxas se afastam durante a abdução do quadril e se juntam durante sua adução. O tornozelo é uma articulação do tipo dobradiça situada entre a parte inferior da tíbia e da fíbula e o osso talos no pé.
Durante a dorsiflexão do tornozelo, os dedos do pé se afastam do chão, e o pé se movimenta na direção da canela.
Durante a flexão plantar do tornozelo, o calcanhar se ergue do chão, e o pé se afasta da canela.



QUADRÍCEPS


O quadríceps femoral, localizado na frente da coxa, possui quatro cabeças distintas:
  • Reto femoral
  • Vasto medial
  • Vasto lateral
  • Vasto intermédio

As quatro cabeças se fundem, prendem-se na patela, e em seguida se inserem por um único tendão (patelar) na tíbia, imediatamente abaixo da articulação do joelho.
A principal função do quadríceps é estender o joelho e a perna.
Tendo em vista que o reto femoral tem origem no osso pélvico, a contração desse músculo também flexiona a articulação do quadril.

musculos-da-perna

MÚSCULOS POSTERIORES DA COXA


Os músculos posteriores da coxa (ou hamstrings), localizados atrás da coxa, formam um grupo de três músculos com origem no osso ísquio da pelve.
  • O bíceps femoral passa por trás do aspecto externo da coxa, inserindo-se na cabeça da fíbula, imediatamente abaixo do joelho.
  • O sememebranáceo passa por trás do aspector interno da coxa, inserindo-se na parte superior da tíbia, atrás do joelho.
  • O semitendíneo passa por trás do aspecto interno da coxa, inserindo-se na parte superior da tíbia, em um local adjacente ao semimembranáceo.

Todos os três músculos posteriores da coxa atravessam tanto a articulação do joelho como a do quadril. Portanto, têm funções duplas: flexão do joelho e extensão do quadril.
 

GLÚTEOS


O glúteo máximo tem origem em uma grande área na parte posterior do osso pélvico, passa por trás da articulação do quadril e se insere na parte superior do fêmur.
Esse músculo poderoso promove extensão do quadril. Bons exercícios para modelagem dos glúteos são: Agachamento, levantamento terra e Passada Afundo.
Outros músculos da coxa são:
  • Adutores do quadril (parte interna da coxa): Grácil, adutores longo, magno e curto.
  • Abdutores do quadril: Tenso da fáscia lata, glúteos médio e mínimo.
  • Flexores do quadril: Sartório, ilipsoas, reto femoral.



musculos-da-perna2

PANTURRILHA


A perna propriamente dita contém 10 diferentes músculos. A panturrilha compreende dois:
O gastrocnêmio é o músculo visível da panturrilha. As duas cabeças (medial a lateral) do gastrocnêmio têm origem na parte posterior do fêmur, imediatamente acima da articulação do joelho.
O solear tem origem no aspecto posterior da tíbia, situando-se por baixo do gastrocnêmio.
Os tendões do gastrocnêmio e do solear se fundem para formar o tendão do calcâneo (de Aquiles), que passa por trás da articulação do tornozelo e se fixa ao osso do calcanhar.
Os músculos da panturrilha promovem flexão do tornozelo, o movimento exigido para que você possa ficar na ponta dos dedos.
A contribuição relativa dos dois músculos da panturrilha dependerá do ângulo de flexão do joelho. O gastrocnêmio é o motor primário quando a perna está estendida e o solear se torna mais ativo quanto mais o joelho se dobra.
Observe que o gastrocnêmio atravessa tanto a articulação do joelho como a articulação do tornozelo; portanto, cumpre a dupla função: flexão do joelho e flexão do tornozelo.
A seguir, outros músculos da perna:
  • Extensão do tornozelo (dorsiflexão): Tibial anterior.
  • Eversão do tornozelo: Fibulares longo e curto.
  • Inversão do tornozelo: Tibial posterior
  • Flexores e extensores dos dedos: Flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux.



CRÉDITOS


As imagens e informações aqui contidas foram retiradas, sob autorização, do livro ANATOMIA DA MUSCULACAO / EVANS, NICK.
O conteúdo aqui replicado tem fins didáticos. É proibida o uso de tais imagens e informações sem a autorização direta da diretora do livro. Para evitar tal fato, o selecionamento de texto está desativado, e as imagens protegidas por marca d´água e com qualidade reduzida.
Para ter acesso às imagens em sua forma original, compre o livro: ANATOMIA DA MUSCULACAO / EVANS, NICK.
Fonte: http://www.malhandocerto.com/glossario/anatomia-pernas/#sthash.RQvWqMEr.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário